Levar projetos de capacitação profissional à mais de 1.280 pessoas, em sua maioria “chefes de família”, parece mais uma miragem em meio ao turbilhão de notícias negativas sobre o Rio de Janeiro. Ainda mais quando partem da iniciativa privada, para atuar em bolsões de vulnerabilidade social. Liderada por Flávio Duncan, Diretor Geral da ONG Pescador de Ideias, a empreitada visa oferecer cursos em oficinas de capacitação das mais variadas, desde “Produção de Velas Artesanais”, “Maquiagem Profissional”, “Culinária”, “Produção de Sabonetes artesanais”, “Massagens Terapêuticas”, “Estética”, “Depilação”, “Técnicas de Crochê, tricô, arranjos florais” e muitas outras.

O intuito de Duncan é fazer com que os beneficiários do projeto, muitas vezes dependentes de subsídios oferecidos pelo Governo, como o caso do Programa Bolsa Família, possam se integrar ao mercado formal de trabalho, deixando de depender da ajuda financeira. Os cursos que já foram implantados em cidades do interior do Rio de Janeiro, como a cidade de Magé, terão duração de oito meses. Além disso, Flávio pretende levar o projeto em 2016 para outras cidades no Estado do Rio.

Em 2012, Flávio Duncan foi um dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz. Reconhecido internacionalmente por ser o mais jovem indicado da história da premiação, o empresário é responsável pela implantação de dezenas de projetos sociais em comunidades cariocas, em especial, projetos voltados ao combate a miséria e atendimento a população em situação de rua, questão da qual se tornou referencial, o que ecoa em países próximos, como Chile e Argentina, que visitou recentemente falando do trabalho que realiza no Brasil desde os 18 anos de idade.

As inscrições para os cursos podem ser feitos pelo site da ONG Pescador de Ideias (www.pescadordeideias.com.br).